terça-feira, 16 de março de 2010

Pedofilia na Igreja Católica

Infelizmente mais um caso grave de pedofilia envergonha a Igreja Romana. Dessa vez foram dois monsenhores e um padre, conforme reportagem do Diário de Natal (ver aqui).

A Pedofilia é um problema grave que tem tomado conta do mundo no tempo de hoje. Não só na Igreja Romana mais em toda a sociedade isso tem se tornado um desafio para cada pai, mãe e autoridade pública. Mas infelizmente parece que a solução deste problema está ainda longe de ser resolvida.

Quanto mais jovem mais vulnerável é uma pessoa a esse tipo de crime. Tendo sempre medo de denunciar e sendo normalmente o agressor alguém sobre quem não repousa nenhuma dúvida de idoneidade a criança fica sem alternativa diante da agressão.

Imagine só, quem acreditaria que homens tão distintos e honrados como os citados pela materia linkada a cima poderia estar envolvidos em um crime tão ediondo como este? Será que se uma criança dissesse isso nós creriamos nela?

Alguns cuidados são necessários com nossas crianças. Um em especial (não apenas às crianças, mas a toda e qualquer pessoa frágil ou imcapaz, assim como moças jovens, etc.) evite deixar pessoas suceptíveis sozinhas com homens. Perceba que a grande maioria dos casos de pedofilia (e outras barbaridades sexuais) são praticadas por pessoas do sexo masculino. Isso não significa que todos os homens são criminosos, mas prevenir nunca é demais.

Outra coisa é ficar sempre alerta quando perceber que existe uma freqüência nos encontros entre crianças e um adulto. Mas acima de tudo preste atenção na mudança de comportamento das crianças e acredite em tudo que elas disserem em relação à práticas sexuais ou coisas semelhantes, normalmente elas não costumam mentir sobre essas coisas.

Se descobrir alguma coisa DENUNCIE...

Não poderia terminar sem parabenizar a Igreja Romana por tomar, neste caso, posição contra os agressores. Espero eu que eles não só sejam expulsos do clero, mas também respondam criminalmente por seus crimes (se são culpados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário