quinta-feira, 11 de março de 2010

No sonho o nosso espírito vagueia?

A noite o que sonho são apenas imagens que saem da minha mente ou nossos espíritos saem e vão se encontrar com pessoas e lugares?

Aqui tem duas questões para a gente conversar. A primeira é sobre os sonhos. Cientificamente a idéia é que a mente é composta por duas grandes regiões, o consicente e o subconsciente. A primeira dessas regiões é onde está armazenado toda a informação que vc está usando agora, todo o resto da informação que vc possue está na segunda região.

Um exemplo que pode ajudar a entender é o seguinte. Imagine-se em uma grande quarto, com as coisas todas bagunçadas, uma pilha de roupas aqui, uma coeca alí em cima de uma pilha de livros, todo o tipo de cacareco espalhado, o mais bagunçado que vc puder imaginar. Imagine também que não tem luz neste quarto e que, por sorte, vc está com uma lanterna. Quando vc liga a lanterna onde a luz está focando e vc está vendo é o seu consciente, tudo que está alí, mas está no escuro e vc nem sabe que está alí é o seu subconsciente.

Pois bem, durante o dia tudo que a gente vê vai para esse grande quarto escuro e a gente nem percebe que está recebendo tanta informação o tempo todo. Quando nós dormimos algumas vezes é com se a gente fosse dar uma voltinha neste quarto e aparecem as coisas mais estranhas quando a lanterna bate em cima. De forma geral os sonhos são isso.

Mas a Bíblia fala de diversos casos de pessoas com quem Deus conversou por meio de sonhos (Gn 20.3,6; 28.12; 31.10; 37.5, etc...). Nem todo sonho é uma revelação, mas isso pode acontecer sim. Uma das maiores revelações da história da humanidade foi dada a uma rei enquanto dormia em um sonho que o profeta Daniel interpretou (Dn 2). Mesmo este rei sendo impio.

A segunda coisas para conversarmos é sobre os espírito.

Uma das acepções de espirito é "folego de vida", "sopro" ou "energia". Não é a única acepção, mas é uma delas. O que interessa aqui é que o espírito de um ser humano não é uma entidade inteligente que sobrevive a ausencia de materia. Veja:

Gen 2:7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.

A alma surgiu quando Deus misturou o pó da terra (materia) e soprou-lhe o espírito. Mas essa união não é eterna.

Gen 3:19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.

E como é que o pó pode voltar ao pó?

Sl 22:15 A minha força secou-se como um caco e a língua se me pega ao paladar; tu me puseste no pó da morte.

Sl 104:29 Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras a respiração, morrem, e voltam para o seu pó.

Quando o espírito "volta a Deus que o deu" o pó "volta ao pó" (Ec 12:7). É interessante que algumas traduções do Sl 104.29 dizem assim: "se lhes tiras o espírito, morrem..."

ENTÃO. O espírito de um homem não pode sair do corpo de um homem e ficar vagando e tendo consciencia de alguma coisa. Se o espírito sair do corpo de um homem ele morreu e enquanto existirem os céus não será acordado do seu sono (Jó 14.12). Não existe consciencia na morte, pois ele está dormindo segundo o texto de Jó e o seguinte texto também:

Ec 9:5-6 Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.

Não existe consciencia fora de um corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário