quinta-feira, 11 de março de 2010

Apocalipse 17.16-18. O que significa isso?

Ap. 17:16-18 E os dez chifres que viste, e a besta, estes odiarão a prostituta e a tornarão desolada e nua, e comerão as suas carnes, e a queimarão no fogo. Porque Deus lhes pôs nos corações o executarem o intento dele, chegarem a um acordo, e entregarem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus. E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.

Olhando os textos em grego dá para ver que "Textus Receptus" não possui a conjunção KAI (em português "e" conjunção aditiva) anterior a "therion" (em português "terrível animal" ou "besta"). Enquanto que a Westcott-Hort New Testament possui esta conjunção.

Minha proposta de interpretação:
Bem, apesar de estar intimamente relacionado a Besta não é o Catolicismo Romano ou o Papado. A besta é o falso sistema de adoração que domina os reinos humanos desde Babilônia, Medo-persa, Grecia e Roma, incluindo o poder que sucedeu a Roma. Portanto eu poderia propor que as nações da Europa vão retirar seu apoio da meretriz, da ICAR, e isso vai conduzi-la a ruína. Mas isso não significa que o falso sistema de adoração seria abandonado, a Besta é vencida apenas pelo Cordeiro.

Eu estou entendo os dez reis que assume podem junto com a besta como sendo as nações na europa, mas é provável que eu esteja enganado pq Ap 17:12 diz:
"Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam o reino, mas receberão autoridade, como reis, por uma hora, juntamente com a besta.
Esta entidade chamada de 10 reis pode ser algum sistema humano que ainda vai surgir e vai durar apenas 1 hora ou terá autoridade apenas por 1 hora. Este tempo se for considerado o princípio que 1 dia em profecia equivale a 1 ano literal representaria 15 dias literais. Quem sabe esta seja a ultima forma de governo humano oposto a vontade de Deus, o último governo rebelde antes do Armagedom, depois do fim da ICAR, antes da volta de Jesus.

Comentando sobre a destruição da Meretriz de Ap 17 MAXWELL (Uma nova era segundo as profecias do apocalipse. Tatuí, CPB, 1998) afirma que isso aconteceria quando o mundo (os dez reis) percebesse que foram enganados pela mulher.

Partindo disto, eu sugeriria que quando terminar a última mensagem de misericordia, a decisão do mundo entre a imagem da besta e os mandamentos de Deus, após o fechamento da porta da graça os 10 mandamentos aparecerem no céu e o mundo vir que foram enganados pela mãe das meretrizes os impios se voltaram contra seus lideres religiosos que ensinaram erradamente a palavra de Deus e isso destruiria a ICAR e suas filhas.

Ellen White comenta isso, acompanhe:

Aparece então de encontro ao céu uma mão segurando duas tábuas de pedra dobradas uma sobre a outra. Diz o profeta: "Os céus anunciarão a Sua justiça; pois Deus mesmo é o juiz." Salmo 50:6. Aquela santa lei, a justiça de Deus, que por entre trovões e chamas foi do Sinai proclamada como guia da vida, revela-se agora aos homens como a regra do juízo. A mão abre as tábuas, e vêem-se os preceitos do decálogo, como que traçados com pena de fogo... Todos as podem ler. Desperta-se a memória, varrem-se de todas as mentes as trevas da superstição e heresia, e os dez preceitos divinos, breves, compreensivos e autorizados, apresentam-se à vista de todos os habitantes da Terra. (O Grande Conflito, 539)

O povo vê que foi iludido... se unem ... contra os ministros. Pastores infiéis profetizaram coisas agradáveis, levaram os ouvintes a anular a lei de Deus e a perseguir os que a queriam santificar. Agora, em seu desespero, esses ensinadores confessam perante o mundo sua obra de engano. As multidões estão cheias de furor. "Estamos perdidos!" exclamam; "e vós sois a causa de nossa ruína"; e voltam-se contra os falsos pastores... As espadas que deveriam matar o povo de Deus, são agora empregadas para exterminar os seus inimigos. Por toda parte há contenda e morticínio. (idem, 656)

Nenhum comentário:

Postar um comentário