segunda-feira, 22 de março de 2010

Cinema: sim ou não?

Gosto de prezar a posição da Igreja. Mas não posso deixar de achar esse posicionamento um pouco nebuloso. Veja só se não seria necessário um esclarecimento melhor:
Ir ao cinema evoca algumas questões:
01 - O problema é o ambiente que é profano?
02 - O problema é os mundanos que estão ali não para louvar o Senhor?
03 - O problema é participar de diversão com os mundanos?
04 - O problema é o conteudo da projeção que é inadequado?

PERGUNTA 01
Se é este o caso, então pq a Igreja usa o ambiente do cinema para fazer evangelismo? Pq Grupos musicais adventistas se apresentam em teatros? Se o ambiente não é para cristãos então o que estamos fazendo lá? Mas pode ser que o problema não seja o ambiente.

PERGUNTA 02
Se é este o caso, então a gente só deveria trabalhar com adventistas pq no nosso trabalho estamos associados com mundanos que não estão ali para louvar ao Senhor. Deveriamos evitar qualquer contato com mundanos a menos que fosse para falar de nosso Senhor, então seriamos monges? Será que teriamos de nos privar de conversações comuns com nossos parentes e amigos não crentes? Mas pode ser que o problema não seja este.

PERGUNTA 03
Se é este o caso, então pq quando a igreja faz aquela hora social dançante proposta pelo Pr João Maria, ministério jovem da DSA, com distribuição de material e tudo pela instituição, a igreja não impede a participação de não crentes? Ou então, pq a igreja não tem nenhuma posição sobre praticar esportes com mundanos? Talvez pq o problema não seja este.

PERGUNTA 04
Se o problema é o conteudo da projeção, então, quando o conteudo não for profano eu posso assistir no cinema? Por exemplo, A Paixão de Cristo, de Mel Gibson, é tão religioso que foi projetado em muitas igrejas nossas na época do lançamento, com luses apagadas e tudo mais. Por outro lado, se tudo do cinema é profano ainda tem outro questão, se o conteudo é o problema, então não poderiamos assistir nem em casa qualquer coisa que contivesse violência, sensualidade, apologia ao espiritismo. Isto inclui não apenas os filmes, mas também seriados, novelas, shows, etc. Mas até onde eu sei não há nenhuma posição da igreja no MI afirmando isso como tem sobre o cimena. Será que o problema também não é este?

CONCLUSÃO
Se o problema não está em nenhuma das 4 questões propostas, onde estaria o problema? Pode ser que eu esteja sendo simplista, talvez eu não tenha ainda esclarescimento suficiente para tratar a questão. Mas se é assim, pq ainda não tive uma resposta sobre o assunto?
NÃO ESTOU DIZENDO QUE DEVEMOS DESATENDER A POSIÇÃO DA IGREJA. ESTOU DIZENDO QUE AS COISAS PRECISAM SER APRESENTADAS COM MAIS CLAREZA
Por isso eu digo, nem concordo, nem discordo, muito pelo contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário