sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Separando das trevas a Luz

Fabiano Araújo

Ancião da Igreja Adventista do Sétimo Dia


Disse Deus: haja luz. E houve luz. Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. (Gn 1. 3, 4)


Depois da primeira criação de Deus naquela semana primária do planeta Terra, o Senhor observa as qualidades da luz e se alegra com isso e então resolve fazer separação entre as luz e as trevas. Existe uma mensagem importante nestes versos, pequenos versos podem passar despercebidos aos nossos olhos quando estamos apenas lendo por ler.

Existem verdades sobre a vontade de Deus que nós não conhecemos, por isso, vivemos como se elas não existissem. Quando estamos inocentes sobre isso e nós ainda não tivemos oportunidade de ter conhecimento, estamos, diante de Deus, menos culpados, mas há pessoas que seguem aquele ditado: “Não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe”! Isso é um grande perigo, pois vamos responder diante de Deus por aquilo que sabemos e por aquilo que tivemos oportunidade de saber.

Outra verdades nós conhecemos, nós já observamos as qualidades e já até ficamos alegres com elas. Mesmo assim, algumas vezes nós agimos de forma contrária ao que conhecemos. Somos infiéis à nossa própria consciência, sobre isso a Bíblia diz: Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova (Rm 14.22). Apesar de nossas falhas, Deus nos convida a fazer o que Ele fez, precisamos fazer separação entre as coisas boas e as coisas ruins. As decisões que nós tomamos na vida afetam todos os outros passos que serão dados no futuro, quando escolhemos chamar as trevas de luz e as luz de trevas (Is 5.20) os resultados normalmente não são benéficos para nós mesmo. Se nós pudessemos ver o futuro desde o presente escolheriamos para nós as mesmas coisas que Deus escolheu (ver CBV 479, §3). Ninguém pode te impedir de tomar uma decisão na sua vida, abandone as coisas que conscientemente você sabe ser errado, faça separação entre a luz e as trevas. Pois cada passo que você der para fora da escuridão revelará para você mais sobre você mesmo e mais sobre o poder salvador de Jesus.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Após as eleições o PT volta a lutar pelo aborto

Olá pessoal

Nas eleições, para ganhar os religiosos (católicos e evangélicos), Dilma fez uma carta se comprometendo a não modificar a legislação sobre o aborto. Bem, para mim como o que vale é a intenção e ela já havia declarado que era contra a prática porém a favor da descriminalização e da disponibilização do aborto pelo SUS (não sei como ela consegue conciliar esse paradoxo!) resolvi, então, votar em José Serra no 2º turno (na verdade eu acredito que Marina seria melhor presidente, mas não tive essa opção no dia 31/out).

(In)Felizmente Dilma foi eleita e o resultado é o que se encontra na seguinte matéria, quando tiver um tempo leia :

Mal acabou a eleição e Governo do PT já inicia processo para despenalisar o aborto

Haja Luz!

Fabiano Araújo

Ancião da Igreja Adventista do Sétimo Dia

A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. Disse Deus: haja luz. E houve luz. (Gn 1: 2,3)

Esses versos revelam que Deus começou a Sua criação a partir de dois elementos que Ele criara anteriormente: a terra e a água. Mas a terra não era alguma coisa boa ainda, não tem forma, não tinha conteúdo e não tinha luz. A condição da terra antes da criação era de completo caos, nenhuma forma de vida teria condições de sobreviver nesse amontoado de poeira que era este planeta. A escuridão era tão intensa que a Bíblia chama a terra de abismo e realmente era um abismo, negro, assustador, tenebroso. Um lugar de onde, certamente, se evitaria passar.

Interessante algumas vezes as nossas vidas passam por momentos assim. Parece que nada dá certo, parece que ninguém se importa conosco e é como se a gente tropeçasse a cada novo passo. Ou às vezes a nossa vida espiritual anda cheia de trevas sobre a face do abismo do coração, nós erramos nos mesmos erros, sentimos que nunca poderemos vencer as nossas falhas. Quanto mais nós corremos mais os nossos temores nos alcançam, isso nos traz muitas decepções.

Mas quando tudo eram apenas trevas Deus disse: Haja luz! E a luz houve. Deus tem o poder de iluminar lugares obscuros, Ele pode iluminar a sua vida. Se você nesse exato momento, enquanto lê essa mensagem, abrir o seu coração para Cristo Ele vai dissipar a angústia, a solidão e as trevas de seu ser e fará com que o vale da sombra da morte seja tão claro quanto o meio-dia. Jeová olhará nos seus olhos e dirá: Haja luz! E haverá luz!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Antes de Tudo

Fabiano Araújo
Ancião da Igreja Adventista do Sétimo Dia
No princípio criou Deus os céus e a terra. (Gen 1:1)
A metáfora é um processo muito importante para a percepção da realidade pela mente humana. Nesse processo, tudo é interpretado a partir de elementos pré-conhecidos, normalmente o que é mais abstrato e complexo é entendido assemelhando-o ao que é mais concreto e simples. É dessa forma, que é possível entender frases como três anos atrás, o advérbio espacial atrás está se referindo aqui há um tempo anterior e não a um local.
A passagem que estamos estudando hoje fala de Alguém que existia antes de tudo. Já ouvi muitas pessoas perguntarem quem criou Deus ou quando Deus surgiu. Essa passagem é muito significativa sobre essa questão, pois ela afirma que o surgimento ou a existência de Deus não pode ser interpretado de acordo com a nossa experiência. O Deus da Bíblia não surgiu como qualquer de nós, isso causa um paradoxo na mente humana, uma vez que nada que nós conhecemos existiu sempre a não ser o Senhor Deus. Com o quê podemos comparar o Senhor para que lhe seja semelhante?
Uma vez que não podemos entender a Deus completamente, pois Ele é maior do que qualquer coisa da nossa experiência, não é proveitoso dedicar tempo a essas indagações, pois “as coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre” (Deu 29:29). Mas existe uma coisa que podemos conhecer: “porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem” (Pro 3:12). Esse Ser que existia antes de tudo, ama e cuida de mim e de você, você pode confiar nEle e em Seu amor. O mesmo braço que sustenta o universo é a que quando você clama por socorro segura a sua mão. Você não precisa entender a Deus inteiramente, mas pode ouvir a Sua voz pela Bíblia e pode conversar com Ele pela oração. Deus deseja ser seu amigo e estar contigo em cada momento de sua vida. Convide o Senhor Deus para estar contigo nesse momento e Ele estará ao Seu lado.